Mercado imobiliário nos EUA

Mercado imobiliário nos EUA: como funciona e por que investir?

O número de brasileiros interessados em investir nos Estados Unidos tem aumentado consideravelmente ao longo do tempo. Para ser mais preciso, esse aumento foi de 89% nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Consulado dos EUA em São Paulo.

Em sua grande maioria, essas pessoas buscam um mercado mais estável para realizar seus investimentos, capaz também de oferecer retornos melhores do que conseguem, hoje, no turbulento cenário brasileiro – sem falar na atrativa multiplicação de dinheiro em dólares.

Nesse sentido, um dos setores que mais tem atraído a atenção dos investidores brasileiros é o mercado imobiliário nos Estados Unidos, especialmente em relação aos imóveis situados no estado da Flórida, ao sul do país.

Com esse interesse crescente, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como fazer esse tipo de investimento e se realmente vale a pena. Sendo assim, vou te ajudar a entender melhor esse mercado e suas possibilidades.

Afinal, como funciona o mercado imobiliário nos EUA?

O processo de compra de imóveis nos Estados Unidos é um pouco diferente do estamos acostumados no Brasil, mas também não é nada de outro mundo.

Em primeiro lugar, é preciso encontrar um corretor que possa te auxiliar ao longo do processo. Nos EUA, eles são chamados de Realtors e são profissionais licenciados que conhecem muito bem o complexo mercado americano e todos os meandros que envolvem seus contratos imobiliários.

E uma informação importante: somente os Realtors têm acesso ao chamado MLS – um banco de dados detalhado que conta com todas as propriedades do estado em que atuam. Quer dizer: contar com a ajuda desses caras é realmente importante para conseguir fazer um bom negócio nos Estados Unidos!

Mas e agora, qual o melhor lugar dos Estados Unidos para adquirir um imóvel?

A revista Forbes elaborou um ranking com as melhores cidades para se investir no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Para isso, foram analisados critérios como valorização anual dos imóveis e previsão de preços para os próximos anos.

Embora Dallas, no Texas, apareça no topo do ranking, é o estado da Flórida que domina a lista. Cidades como Jacksonville, Orlando e West Palm Beach aparecem entre as melhores opções, oferecendo imóveis a bons preços e com boas perspectivas de valorização a curto prazo.

Além disso, para os investidores brasileiros a Flórida é especialmente interessante, pois trata-se de um estado com condições climáticas semelhantes às do Brasil, que conta ainda com um mercado imobiliário mais adaptado ao gosto e às pretensões dos brasileiros.

Investimento imobiliário nos EUA e no Brasil

Investir em imóveis no Brasil já foi um grande negócio. Até poucos anos atrás, o setor passava por um excelente momento, em que muita gente conseguiu ganhar muito dinheiro.

Porém, com a recente crise econômica, o mercado imobiliário do Brasil já não se encontra em uma situação tão favorável, e quem tem um imóvel ainda encontra muitas dificuldades para vender ou alugar.

Todo esse cenário mexeu fortemente com o mercado e tem afetado o que há de mais importante para o investidor: a relação retorno do investimento x prazo. E é justamente nesse ponto que a diferença entre o mercado imobiliários americano e brasileiro se torna gritante.

Por fim, outro ponto que devemos considerar na hora de investir é a solidez da economia e a situação atual do mercado nos dois países.

Os Estados Unidos são a principal potência econômica do mundo e passam por um ótimo momento econômico. Trata-se de um mercado maduro, sólido e seguro, e que oferece poucos riscos e oscilações ao investidor.

Em contrapartida, o Brasil ainda se recupera lentamente dos problemas enfrentados nos últimos anos. E mesmo com o reaquecimento da nossa economia, somos um mercado altamente instável, à mercê de crises políticas e econômicas, o que torna o cenário sempre muito nebuloso e incerto.

Para saber mais sobre o mundo dos investimentos e aprofundar seus conhecimentos no assunto, assista ao nosso mini-curso gratuito RPX Bronze e aprenda os principais conceitos sobre como investir nos EUA e potencializar seus ganhos!