REITs

O que são REITs? Saiba como investir nos EUA e lucrar em dólar!

Seja no Brasil ou no exterior, investir no mercado imobiliário é uma ótima alternativa para quem deseja diversificar suas aplicações e obter melhores rendimentos.

No entanto, ao investir em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, o investidor brasileiro passa a fazer parte de uma mercado de imóveis muito mais estruturado e fortalecido. A isso soma-se a possibilidade de lucrar em dólar, protegendo as aplicações de variações cambiais e das constantes crises que assolam o Brasil.

Nesse sentido, REITs são uma excelente alternativa para quem busca aliar os altos rendimentos do mercado imobiliário americano com a possibilidade de construir um patrimônio baseado em uma moeda forte e valorizada.

Afinal, o que são REITs?

REITs (Real Estate Investment Trusts) sãoempresas que adquirem e gerenciam imóveis com o objetivo de lucrar tanto com a valorização dos bens quanto por meio das hipotecas e dos aluguéis pagos pelos inquilinos. Trata-se de um investimento em renda variável, sendo negociado na Bolsa de Valores, assim como outra ações.

Criados na década de 60 nos Estados Unidos, os REITs permitiram que pequenos investidores pudessem adentrar em um mercado até então restrito e fossem capazes de investir, conjuntamente, em grandes propriedades comerciais. Por essas características, podemos compará-los, a grosso modo, aos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) que temos no Brasil.

Nos EUA, os REITs possuem uma legislação própria. Dentre o que é estabelecido por lei, eles devem pagar, no mínimo, 90% do seu lucro tributável ao acionistas todos aos anos. De uma maneira geral, a distribuição dos dividendos acontece de acordo com um calendário fixo, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual.

Para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, os REITs movimentam, hoje, uma quantia de, aproximadamente, US$ 850 bilhões nos Estados Unidos, um montante quase 100 vezes superior ao movimentado pelos FIIs no mercado brasileiro.

Desde sua criação, a média de distribuição de renda anual dos RETs foi de quase 8%. Além de ser um número bastante alto, o investidor ainda conta com a vantagem de estar investindo em ativos em uma economia sólida e em uma moeda forte.

Que tipos de REITs existem?

Os REITs são divididos em três tipos: Equity, Mortgage e Hybrid REITs. Vamos entender um pouco melhor sobre cada um deles:

Equity REITs

Semelhantes aos Fundos de Tijolo que temos no Brasil, investem em imóveis físicos comerciais, como edifícios corporativos e de escritórios, complexos industriais, hospitais, hotéis, shoppings, conjuntos habitacionais ou ainda em bens ligados ao setor de infraestrutura e logística, como portos, centros de bancos de dados, galpões, entre outros.

Cada setor de atuação conta como uma subdivisão. Por exemplo: se investem em propriedades médicas, são chamados de Healthcare REITs, enquanto os que adquirirem shoppings e outros comércios são chamados de Retail REITs.

Mortgage REITs

Equivalentes aos Fundos de Papel brasileiros, investem em papéis ligados ao financiamento de imóveis e hipotecas, obtendo lucros por meio dos juros que incidem sobre os pagamentos das parcelas.

Nesse sentido, os Mortgage REITs podem investir tantos em papéis ligados ao financiamentos de residências quanto a empréstimos a propriedades comerciais.

Hybrid REITs

Como o próprio nome já diz, combinam características dos Equity e dos Mortgage REITs, investindo tanto em imóveis físicos quando em papéis de empréstimos e financiamentos imobiliários. A grande vantagem dos REITs híbridos é contar com uma maior diversificação dos investimentos, reduzindo os impactos de possíveis oscilações do mercado imobiliário.

Como investir em REITs?

Os REITs são negociados nas diferentes Bolsas de Valores dos Estados Unidos e sua aquisição é bastante simples. Para investidores brasileiros, no entanto, é precisos abrir uma conta em uma corretora americana. Mas atenção: é preciso certificar-se de que a instituição aceita investidores estrangeiros.

Investir no mercado imobiliário americano é uma grande oportunidade para quem deseja diversificar suas aplicações e proteger parte do seu patrimônio em uma economia e uma moeda sólidas e seguras. Caso seja esse o seu objetivo, a RPX Global oferece cursos e consultorias para quem deseja entender melhor e começar a investir no mercado internacional.

Quer saber mais? Então acesse agora mesmo o mini-curso gratuito RPX Bronze para aprofundar seus conhecimentos e tirar dúvidas sobre investimentos!